Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A demora no diagnóstico


Na era da tecnologia e da informação poucos meninos se interessam em praticar esportes, preferem ficar horas em frente ao computador ou jogando vídeo game, também, com tantas novidades, jogos cada vez mais modernos e próximos da realidade basta citar o Kinect, por exemplo.
Mas pra variar, o Luís Felipe não é assim. Aos 5 anos de idade ele foi matriculado no time de futebol mirim do Atlético Rio Negro Clube, dois anos depois iniciou os treinos de Jiu-Jitsu com a supervisão do pai, faixa preta no esporte. Ano passado jogava futebol na Escolinha do Zico que alternava  com a natação no colégio. Sempre gostou de ocupar seu tempo fazendo várias atividades, em certa ocasião deu até entrevista pra uma emissora de TV falando sobre isso, como conciliava sua escola, com o lazer e a prática de esportes.

Porque estou relatando isso? Por que isso dificultou o diagnóstico. Foi na semana da Lassalíada uma competição de vários dias em todas as modalidades no Colégio La Salle Manaus onde ele estudava, o Luís havia jogado futebol, lutado Judô, e competido natação. Estava estafado. Começou a queixar-se de dores fortes nas pernas, chorava de dor. Pra se ter uma ideia, até o tiramos dessa escola, este segundo semestre ele estava no C.E.A (outra escola) pois devido à gravidade até cogitávamos uma ação judicial contra esta distinta escola. Aff!

Levamos o Luís ao ortopedista Dr. Mangueira, NÃO RECOMENDO! Ele solicitou uma radiografia e um ultrassom, diagnosticou uma DISTENSÃO MUSCULAR devido ao esforço físico que se submeteu durante os jogos. Disse ainda que levariam 2 meses para as dores cessarem. Receitou analgésicos, anti-inflamatórios e compressas, onde? na perna.

Os meses passaram e a dor aumentou, apareceram outros sintomas como febre, dormência nos pés, formigamento, dor ao urinar e emagrecimento repentino.
Então levamos ao pediatra que solicitou um exame de sangue, nele saiu uma alteração, seria uma infecção no sangue que causa dor nos ossos, receitou uma injeção por 2 meses. Benzetacil!

Minha mãe muito preocupada conseguiu o contato do Dr. Chang Po ortopedista fera na minha cidade, então lá ele fez uns exames manuais no luís (até que enfim!) e pediu corretamente uma ressonância magnética na região Lombo-Sacra. Exatamente onde o tumor estava. Minha prima Aline médica, muito cuidadosa sugeriu que pudesse ser algo grave na coluna, e ela é Cardiologista! Coisa que os outros médicos nem desconfiaram. Da minha parte, certa noite eu tive uma aviso de Deus e acordei no meio da noite com essa “ideia”, chorei muito e depois ignorei, só depois que tudo foi se confirmando. Estou impressionada até agora.

Foram 4 meses para chegarmos à esse diagnóstico. Tempo suficiente para o tumor crescer e atingir os nervos que afetaram outras partes além das pernas. Infelizmente em Manaus não dispomos de tratamento oncológico pediátrico eficaz, não temos estrutura física para isso.
Um médico da FCECON sugeriu fazer uma punção pra biopsia, algo inapropriado neste tipo de tumor. Como estávamos instruídos não aceitamos. Fico pensando: e quem não está como faz?  Acredito que a culpa não é dos médicos, e sim da falta de investimento nesse setor, os profissionais fazem o que podem e como podem.

Então com a graça de Deus e ajuda da família, dos amigos, da Carol do Instituto ALGUEM e da igreja pudemos chegar até aqui em São Paulo e realizar desde a biopsia até o tratamento num lugar de primeira linha, o hospital A.C.Camargo. Segue o link http://www.accamargo.org.br/

Então amigos, quando seus filhos se queixarem de dores nas pernas, formigamento nos pés, e sensibilidade alterada em alguns membros, corram! Não esperem que os médicos descubram, façam os exames, questionem, investiguem, marquem de perto, porque o sucesso do tratamento depende muito das preliminares.

Joanne Monteiro

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: 
 "Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7:12 RA).

  
                                                            Luís no treino de futebol









5 comentários:

  1. Ninguém nesta terra conhece melhor o seu filho que vc Joane....ja dizia uma prima minha.
    Então e confiar na sua intuição sempre porque Deus nos escolheu pra nos dar seus filhos...temos essa graça dada pelo PAI.
    O Felipe tem a Mãe que ele precisa...e Deus vai dar toda a força que vc precisar durante esse vale.
    "Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7:12 RA).

    Abraços
    Mãe do Lucas

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. É uma benção mesmo ter diagnosticado (corretamente) a tempo... Tenha força e fé em Deus, pois só Ele sabe das nossas lutas!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post! Precisamos denunciar mesmo os médicos irresponsáveis e ir atrás do tratamento correto. Informação é a chave, né? Mas realmente, é triste saber que muitas pessoas estão à mercê de qualquer um e não sabem das oportunidades que tem, nào tem como recorrer a melhores médicos... e acabam ficando com o pior.

    Continuamos aqui... com vcs!

    ResponderExcluir
  5. Joanne, mesmo de longe, saiba que minha família está em oração pela recuperação do seu lindo filho. Tenho lido seus posts e este especificamente foi bastante esclarecedor! Obrigada pelas preciosas informações e concordo com você quando diz que devemos investigar, marcar de perto...Infelizmente temos médicos que não se importam mesmo, para eles tanto faz. Enfim, que Deus derrame cura sobre seu filho e coloque em seu coração a certeza da soberania Dele. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Contato:
todosporluisfelipe@gmail.com